Porque é importante falarmos de Auto- estima?
Porque é tão importante falar sobre auto-estima? Pois bem, a auto-estima é importante porque a valorização de tens de ti mesmo/a é, entre outras coisas, a base do todo o teu desenvolvimento pessoal. Porém, existem outras razões:
A autoestima é importante porque a valorização de si mesmo/a é a fonte da saúde mental. A autoestima é a ideia que tu tens de ti mesmo/a. Significa o quanto tu te valorizas e quão importante pensas que és.
Uma autoestima positiva atua no sistema imunológico, dá resistência, força e capacidade de regeneração. “Quando a autoestima é baixa, a capacidade de enfrentar as adversidades da vida, baixa. Ao depararmo-nos com tais adversidades o nosso sentido de valor próprio diminui. Deixamo-nos influenciar pelo desejo de evitar a dor, em vez de experimentar a alegria. Todo o que é negativo exerce maior influência em nós em vez do positivo” (Nathaniel Branden)
A autoestima é importante porque é o primeiro passo para creres em ti mesmo/a não esperes pelo outro para te dar essa credibilidade. Se tu não consegues encontrar, dentro de ti, a tua grandeza os outros não a vão encontrar por ti. A autoestima exerce grande influência sobre os teus pensamentos, emoções, valores, metas e objectivos.
Uma baixa auto-estima acarreta problemas do foro psicológico. Se tu sentes que és digno de valor, vais comportar-te de acordo com essa crença e vais, certamente, viver uma vida mais feliz. Se te sentes orgulhoso/a de ti mesmo/a vais aumentar os teus níveis de segurança interiores e vais ser capaz de arriscar e experimentar novas coisas. Vais saber respeitar-te mesmo quando cometes erros. Não vais sentir a necessidade de te comparar a outras pessoas ou de as humilhares para te sentires melhor porque acreditas em ti mesmo/a. Em suma, serás capaz de dar um sentido positivo à tua vida.
Uma auto-estima doente vai fazer com que não te sintas válido/a e vai fazer com que acredites que não mereces coisas boas. As tuas escolhas serão erradas e as tuas metas serão negativas e com tendência para assumir comportamentos destrutivos. Segundo Nathaniel Branden, “ a auto-estima positiva é importante porque quando a pessoa a experimenta aumenta os seus níveis de bem-estar e passa a responder positivamente às situações, torna-se mais produtiva e assertiva com os demais. Ela sabe que pode e merece ser amada e que é capaz de melhorar. Preocupa-se consigo mesmo e com os demais. Não necessita de humilhar o outro para se sentir bem.
A VOADES, consciente da importância da Auto-estima no bem-estar emocional de todos/as abre mais uma edição do Curso de Auto-estima a começar já no próximo dia 21 de Junho. Se achas que este artigo, de alguma maneira, fez sentido para ti então, informa-te AQUI.
Lembra-te que o tempo que gastamos a investir em nós é, sem sobra de dúvida, aquele que mais nos faz crescer enquanto pessoas.
Até breve!